terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Guia do viajante solitário: Pedindo foto

Depois de mostrar como é possível fugir das selfies viajando sozinho aqui, queria aproveitar pra dar outra dica pra sua viagem solo ter registros dignos de gente criativa. Nas minhas últimas férias viajei sozinha pra Itália, mas pelas fotos algumas pessoas perguntaram "Vc tava com quem?" Porque não me limitei a tirar selfies, eu queria fotos diferentes, queria interagir, sabe? A solução? Pedir! "Can you take a picture, please?" foi o que mais falei, e se não souber falar inglês não tem problema, é só apontar sua câmera pra pessoa e sorrir que ela vai entender. A questão é saber escolher a pessoa certa pra tirar sua foto. E esse, meus amigos, é o minicurso do viajante solitário de hoje. De nada.

Módulo I: Quem?

Pela minha experiência existem basicamente dois critérios: 
- ter uma boa câmera
- parecer simpático

O segredo é procurar alguém com uma câmera boa na mão, porque as chances dessa pessoa saber tirar uma foto boa é maior. 


Olha que enquadramento maneiro!

Veja também se a pessoa não está com pressa ou com cara de mal humorada, porque queremos alguém feliz pra pedir um favor, né não? Em Veneza encontrei um senhorzinho muito gente boa que tirou fotos minhas comendo um gelato. Ele mesmo falava "mais uma", "essa acho que não saiu bem", "vê se ficou boa", "o gelato tá bom, hein...". Um amor esse senhorzinho italiano.

                

                

As pessoas simpáticas são fáceis de identificar. Geralmente são turistas, caminhando felizes, curtindo as férias... Aposte nessas pessoas, vai por mim.


Módulo II: Foto em sequência

Essa função das câmeras modernas mudou minha vida: foto em sequência. Vê se seu celular faz isso, sério. É só clicar no botão da foto e manter apertado. Sai um monte de fotos, tipo filminho, aí escolhe as melhores e voilà! Habemus photographia! (ai, to tão poliglota! kkkk) Foi assim que consegui as fotos mais legais da viagem, como na caça aos pombos. Se seguir o módulo I vai ver que fica com muitos registros incríveis. Uma das sortes que eu tive, por exemplo, foi encontrar um casal super legal na Piazza San Marco que topou registrar meus momentos de caça ao pombo. Eles se divertiram também, fizeram várias sequências. Fiquei uns 5 minutos correndo pela praça feito uma criança feliz. Olha só:





 
Sim, eu saí pela praça correndo atrás de pombos enquanto dois estranhos estavam com meu celular novo tirando fotos minhas. Ah, deixei minha bolsa com eles também, pra não atrapalhar a corrida.

Módulo III: Escolha uma paisagem fácil

Outra sequência muito legal foi feita em Roma, por uma família que estava se divertindo e tirando fotos também. 













Esse último achei o melhor clique de todos. Nas fotos em sequência eventualmente várias serão muito parecidas e descartáveis, mas vale a pena pelas preciosidades que sempre aparecem.

Gente, e tem como uma foto sair ruim com esse dia lindo e o Coliseu ao fundo? Não tem! Uma paisagem bem escolhida valoriza demais suas fotos, e facilita a pessoa que você pediu entender o enquadramento que você quer, sabe? Aquela foto conceitual, com jogo de figura e fundo, é melhor evitar nesse momento. 

Módulo IV: Se ofereça para retribuir

Seja também um daqueles turistas felizes que procuramos no primeiro módulo. Isso é muito eficaz quando se aborda um casal, porque você pede sua foto e se oferece pra fazer uma deles também. Aí você vai se esforçar pra tirar fotos lindas como gostaria que fizessem com você, certo? E assim se perpetua esse ciclo de convívio entre viajantes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário