quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Ciudad de las arts y las ciencias - Valencia

Um belo complexo de divulgação científica e cultural idealizado por Santiago Calatrava (o Niemeyer espanhol) e Félix Candela, a Cidade das Artes e das Ciências é um lugar a ser explorado com calma, porque se estende por quase dois quilômetros de pura admiração. Por isso vou focar aqui em três atrações que amei: o Hemisférico, o Museu das Ciências e o Oceonográfico. Pensando bem, dá até pra montar um roteirinho de três dias, porque são atrações que facilmente demandam horas de visita para apreciar bem e não cansar.


Então vamos lá, três dias na Ciudad de las arts y las ciencias:




1º dia: Hemisférico

O Hemisférico é uma das construções mais emblemáticas do complexo, com nome auto-explicativo. Foi a primeira atração aberta ao público, em 1998.

Trata-se de uma sala de projeção incrível, a maior da Espanha, com cadeiras quase deitadas. Conhecido como  o cinema de 180º, o efeito que causa é tão absurdo que não recomendam para pessoas que tem náuseas ou grávidas, por exemplo. Eles sugerem que, caso você fique enjoado ou com tonturas no meio do filme basta fechar os olhos. Simples e evita pânico. Na entrada recebemos óculos 3D com áudio. Sim, o áudio é individual e com várias opções de idiomas. Em geral são documentários curtos, com temas diversos, como o corpo humano, astronomia ou migrações de animais. Aqui é possível encontrar informações sobre as apresentações em cartaz, horários e preços. Assiste logo uns dois ou três seguidos, vai por mim. Com intervalo entre eles pra não enjoar, claro. rsrs



2º dia: Museu das Ciências

Qual é a melhor categoria de museus do mundo? Segundo o Instituto Bia Coelho de Pesquisas Estatísticas é o museu do tipo interativo. kkkkk E aqui temos um! Entre no Museu da Ciência e esqueça da vida lá fora. Inaugurado em 2000, tem áreas temáticas sobre a vida, ciência e tecnologia e é praticamente um parque de diversões para nerds. Sério, tem equipamentos interativos muito legais, esculturas de super-heróis... Subestimei o tempo que gastaria lá e acabei não vendo tudo. Preciso voltar.



 A Marvel está por todo o lado


 Aprendendo a voar. Eu brinquei com tudo que minha altura permitia. rsrs


 Eu ensinando umas verdades


A parte sobre a vida é muuuito legal. Presencei esse pintinho nascendo!! ownnnn

3º dia: Oceonográfico

Como se já não estivesse bom o suficiente, Calatrava resolveu construir um parque aquático nessa mini cidade. Reserve um dia inteiro para essa visitação, que tem atrações com horários marcados, como o espetáculo dos golfinhos. O parque foi aberto em 2003 e é dividido por ecossistemas marinhos das mais diferentes regiões do mundo, com milhares de espécies de animais e plantas. Abriga o maior aquário da Europa, daqueles que você passa num túnel por dentro do aquário, vê tubarões sobre sua cabeça e pensa: e se esse vidro quebrar? kkkkk Não quebra, ignore esse medo e desfrute do fundo do mar.




 Águas-vivas, as criaturas mais lindas dos mares.


 Lá também tem um viveiro onde você passeia no meio das aves e leva uns rasantes que quase arrancam sua cabeça. Não desvia não, pra você ver...


 Peixe-lua, um dos animais que mais chama a atenção.

 Olha aí um tubarão passeando aí por cima de você!


Pinguins namorando. Essa foto ficou tão ruim que ficou boa, parece uma pintura, né? 

Ah, o amor...


O show dos golfinhos. Existe uma polêmica sobre esse assunto, eu sei, mas confesso que gostei de assistir e eles parecem ser super bem cuidados. Me julguem.

Mais um pouco sobre a Ciudad de las arts...

Ainda temos o Umbracle, tipo um jardim, com milhares de metros quadrados de área e diversas espécies da flora local e de outras partes do mundo. Excelente para uma caminhada descontraída e relaxante. Aí também costumam ter exposições e amostras. O Palácio das Artes Rainha Sofia e o edifício Ágora, que estavam fechados durante o período que vivi na cidade. 

 Umbracle


Não tem como ser triste nesse lugar!

 Palácio das Artes Rainha Sofia

Hemisférico, Museu das Ciências e Edifício Ágora

Enfim, um belíssimo motivo para passar uns dias em Valência, essa cidade fascinante e cheia de agradáveis surpresas. Em breve volto aqui pra falar das Fallas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário